A nossa retrospectiva está incrível! Os principais fatos de cada competição importante estão reunidos nesta reportagem feita pra você, fã do futebol. Foram momentos de alegria, revolta e emoção. Acompanhe agora.
Este ano foi a estreia de um novo sistema do Campeonato Cearense. Como Ceará e Fortaleza estavam disputando a Copa do Nordeste, os outros times cearenses iniciaram os jogos da primeira fase um pouco antes. Tendo grande destaque as atuações de Horizonte e Ferroviário. Os 6 primeiros passariam para a fase seguinte e jogariam também Vozão e Leão. Porém, os maiores clubes do Estado se enfrentaram numa semifinal improvável e alguém não estaria na final e nem no Nordestão de 2014. Ceará venceu o arquirrival Fortaleza por 6 a 1 (placar agregado e elástico) e também conquistou o título de campeão, depois de bater o Guarany de Sobral na final.
A Copa do Nordeste foi emocionante. Alvinegro cearense e Leão de aço foram vice-líderes de seus grupos e tiveram desempenho bem parecidos nesta fase. O estado do Ceará teve o número de público no Castelão de toda a competição, porém as equipes cearenses foram eliminadas nas semifinais. O título ficou com os paraibanos do Campinense que fizeram 4 gols em cima do ASA de Alagoas que marcou somente 1 (placar agregado).
Outro time cearense de destaque nesta temporada foi o Icasa, na Série B. O problema foi que acordou um pouco tarde demais para uma inédita participação na primeirona, assim como aconteceu com o alvinegro. Os dois levaram a chama acesa de subir à Série A até a última rodada, mas dependiam de outros resultados. Caso, Ceará e Icasa não fossem derrotados na antepenúltima rodada 37, certamente fariam parte do G-4 que os levaria à elite do futebol nacional com Chapecoense e Palmeiras. Mas Figueirense e Sport foram mais espertos. Icasa que estreou na Série B terminou em 5º lugar, Ceará ficou em 7º.
O Palmeiras não fez nada que sua obrigação retornando à Série A, depois de 1 ano. Apesar de ter ganho o troféu de campeão, Alan Kardec, o artilheiro do time, fez míseros 14 gols. Falamos "míseros" porque Bruno Rangel, da Chapecoense, sozinho, fez 31. Palmeiras ficou mais de 10 rodadas fora da liderança do campeonato, mas no fim deu tudo certo para o alviverde: bicampeão da segundona.
10 anos. Esse foi o período que os cruzeirenses tiveram que esperar para soltar o grito de campeão brasileiro. Ninguém imaginava que um clube fora do eixo Rio-São Paulo venceria a competição, ainda mais com 4 rodadas de antecedência. O Cruzeiro passou por cima de grandes clubes que apresentaram futebol muito aquém do esperado. Os donos das vagas da Libertadores de 2014 também foram surpresas. Além da raposa mineira, Grêmio, Atlético-PR (que esteve na segundona de 2012) e Botafogo carimbaram o passaporte para a maior competição das Américas, sendo que o Furação do Paraná e a Estrela Solitária entrarão na fase inicial para assegurar vagas na fase de grupos.
Falando em Libertadores, outro clube mineiro se destacou neste ano foi o Atlético-MG, que venceu a competição internacional em sua estreia. Com uma boa campanha na fase de grupo, o galo teve vários "testes pra cardíaco" na fase do mata-mata eliminando São Paulo, Tijuana (MEX) e Newell's Old Boys (ARG). Chegou à final contra o Olimpia (PAR) perdendo por 2 a 0 no jogo de ida, mas o galo era de briga e conseguiu igualar no placar agregado. Com isso, sofreu ainda mais um pouco, pois como todo final de campeonato que se preze, tem que ter pênaltis. Final: 4 a 3, nas penalidades máximas e vaga no Mundial de Clubes da FIFA.
Marrocos foi a sede da competição da FIFA deste ano. O Atlético estava animado e confiante, já que Ronaldinho Gaúcho acabara de se recuperar de lesão. Porém, a alegria durou pouco. A equipe do técnico Cuca não tomou conhecimento dos donos da casa, Raja Casablanca (MAR), e foram eliminados por 3 a 1 na semifinal. Raja foi à final contra o Bayern de Munique (ALE) perdendo por 2 a 0. Ao galo, restou apenas o prêmio de 3º lugar após vencer o Guangzhou Evergrande (CHI), time do jogador Conca, por um placar apertado de 3 a 2.
Conca, que estava junto com os chineses, estará de volta ao Brasil em 2014 para jogar no Fluminense. O mesmo Fluminense que fez belos dribles para não cair para a segundona. O tricolor terminou o Brasileirão rebaixado com 46 pontos, na 17ª colocação. Porém, a diretoria entrou com recurso em que diz que a equipe da Portuguesa escalou um jogador irregular, o meia Heverton, na última rodada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entendeu que existiu a tal irregularidade e puniu a Lusa com 4 pontos na tabela de classificação. Sendo assim, o Barcelusa ficou com 44 pontos e o descenso à Série B. Houve diversas manifestações por parte da torcida da Portuguesa e de outros clubes para que o Fluminense honrasse seu compromisso com a segundona, já que os tricolores já caíram outras vezes e não jogaram por causa do "tapetão".
O Flamengo também foi punido em 4 pontos e multa de R$ 1 mil pelo STJD por causa da escalação de André Santos, uma vez que ele estava sob suspensão. Assim, o urubu terminou 2013 com 45 pontos na 16ª posição beirando à zona de rebaixamento. Mas nem tudo foi ruim para o Flamengo, pois o time conseguiu seu terceiro troféu de campeão da Copa do Brasil e conquistando mais uma vaga para equipe brasileira na Libertadores.
Quem não conseguir ir à Libertadores de 2014 foi a Ponta Preta, mas foi quase e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. O Vasco nem vice foi nesta temporada, caiu para a segunda divisão e ainda quis entrar com recurso, mas foi negado. As "torcidas" cruz-maltina e do alvinegro paranaense deram vexame nas arquibancadas e protagonizaram as piores imagens do futebol com cenas dignas de selvageria. E Neymar? Ah, Neymar foi apresentado no Barcelona e está muito bem, obrigado!
2013 foi o ano em que a Seleção Brasileira acordou. Como foi dito: o gigante acordou! Felipão nos levou ao 4º título da Copa das Confederações, realizada aqui no Brasil. Chegamos à final de forma invicta contra a até então temida Espanha, La Fúria. Enquanto alguns faziam manifestações do lado de fora no Maracanã, do lado de dentro uma torcida que parecia ter recuperado a confiança nos jogadores brasileiros. Lance inesquecível de David Luiz, que salvou uma bola praticamente convertida em gol (clique aqui e veja). Destaque para a torcida no Estádio Castelão em Fortaleza, no jogo contra o México, que ditou moda em outras cidades-sede ao cantar orgulhosamente o Hino Nacional completo.
#Série A:
G-4 = Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo
Z-4 = Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico
Artilheiro: Éderson (Atlético-PR) - 21 gols
#Série B:
Z-4 = Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA
Artilheiro: Bruno Rangel (Chapecoense) - 31 gols
#Série C:
Rebaixados: Baraúnas, Brasiliense, CRAC, Grêmio Barueri e Rio Branco
Artilheiro: Assisinho (Fortaleza) - 12 gols
#Série D:
Artilheiro: Ademilson (Tupi) - 12 gols
Esta foi a nossa Retrospectiva 2013. Agradecemos sua audiência no blog e nos vemos em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil!
Golácido: acidez até a última gota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário